Instituto Pensar - Milton Ribeiro mantém secretário olavista e troca secretária da Educação Básica

Milton Ribeiro mantém secretário olavista e troca secretária da Educação Básica

por: Nathalia Bignon


(Foto: Isac Nóbrega/PR)

ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, anunciou nessa terça-feira (4) que manterá na pasta o secretário de alfabetização, Carlos Nadalim. Em uma publicação no Twitter, Ribeiro afirmou que o olavista aceitou seu convite para permanecer à frente da Sealf.

"Convidei para permanecer a frente da Secretaria de Alfabetização do MEC o professor Carlos Nadalim. Ele aceitou o convite e agora será o mais novo componente da nova equipe do MEC”, escreveu Ribeiro.

https://twitter.com/mribeiroMEC/status/1290743928262668288?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1290743928262668288%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fmilton-ribeiro-mantem-secretario-olavista-e-troca-secretaria-da-educacao-basica%2F

Nadalim está no MEC desde a gestão do primeiro ministro da Educação do governo Bolsonaro, Ricardo Veléz Rodríguez. Ligado à ala ideológica do governo, é seguidor do guru bolsonarista Olavo de Carvalho, defensor do homeschooling — a chamada educação domiciliar — e do método fônico. Também é um dos mais críticos do MEC aos métodos do educador Paulo Freire.

Ele ficou mais conhecido nas redes sociais pela repercussão das ideias apresentadas em seu blog, "Como Educar seus Filhos”, onde oferece textos, vídeos e um curso para que pais possam alfabetizar seus filhos.

Ribeiro troca outros nomes

Nesta quarta-feira (5), Ribeiro também anunciou pelo Twitter a troca do comando da Secretaria de Educação Básica (SEB), para qual o ministro convidou Izabel Lima Pessoa. Ela deve assumir o cargo ocupado por Ilona Becskehazy. A nomeação ainda precisa ser oficializada no Diário Oficial da União.

"Convidei para assumir a SEB do MEC a professora doutora Izabel Lima Pessoa, servidora de carreira da CAPES com muita experiência em gestão de ensino público. Ela aceitou e será a mais nova componente da nova equipe do MEC”, afirmou.

Izabel é, atualmente, diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, um dos braços da SEB. A secretaria que ela agora deve comandar é responsável por ações como a articulação e o apoio às redes de ensino, primordial na retomada das aulas presenciais.

Ela é doutora em Política Social, mestre em Desenvolvimento Sustentável, especialista em Gestão de Políticas de Ciência e Tecnologia, e graduada em Letra. De acordo com o currículo Lattes, ela diz ter experiência na elaboração e gestão de programas de formação de professores.

Ilona Becskeházy, que agora deixa o cargo, assim como Nadalim, tem a simpatia da ala olavista do governo e estava entre os cotados para substituir o segundo ex-chefe do MEC, Abraham Weintraub.

https://twitter.com/mribeiroMEC/status/1290997362756931584?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1290997488984502272%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fmilton-ribeiro-mantem-secretario-olavista-e-troca-secretaria-da-educacao-basica%2F

Além dela, a expectativa é que Ribeiro empreenda mudanças também entre os seus assessores diretos e na secretaria de Regulação do Ensino Superior, o que já começou a ser feito na semana passada.

Na última quarta, Ribeiro exonerou quatro assessores especiais do seu gabinete, remanescentes da gestão de Abraham Weintraub. O grupo fazia parte da chamada ala ideológica do governo. Entre eles estava Sérgio Sant’ana, que também chegou a ser cotado para liderar a pasta após a saída de Weintraub.

Com informações de O Globo e G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: